top of page

Voltar

Pontos Turisticos

Parque Natural Serra da Malagueta

A Serra da Malagueta é uma serra na ilha de Santiago cujo ponto mais elevado, o Pico de Antónia, tem cerca de 1394 m de altitude. Corresponde a uma área florestal que contém o maior número das plantas endémicas da ilha de Santiago das quais 14 estão classificadas como espécies ameaçadas. o parque oferece um parque de campismo.

No parque existem 19 espécies de aves, algumas das quais estão com elevado grau de ameaça, 6 espécies de répteis terrestres, 1 espécie de anfíbio, a única existente no arquipélago.

Jardim Botânico

O jardim Botânico localiza em São Jorge dos Órgãos, ocupa uma área com cerca de 20 mil metros quadrados, contém mais de 60 espécies diferentes. É único jardim botânico em Cabo Verde.

No interior existe um pequeno espaço com bancos e mesas onde podem fazer piqueniques e desfrutar de uma vista para as montanhas envolventes. O local encontra-se aberto ao público de segunda a sexta, desde das 8h00 às 15h00, com a possibilidade de fazer marcações para visitas de grupos noutros horários e noutros dias.

Monte Rui Vaz

​​

O Monte Rui Vaz localiza-se no concelho de São Domingos, no interior de Santiago e pode ser considerado um miradouro da ilha, pois do alto do seu pico tem-se uma vista magnífica de todo o vale circundante com uma paisagem de tirar o fôlego. Pode-se observar o vale de “Mosquito de Horta”, o Pico de Antónia, o vale do Porto Mosquito e Ribeira da Barca. E quando o tempo permite é possível ver a ilha do Maio a partir do miradouro local.

Museu da Residência

O Campo de Concentração do Tarrafal (Museu da residência), ou o que dele resta, agora foi inaugurado em 2000 como forma de dar dignidade ao espaço e às memórias das vítimas. A responsabilidade da sua gestão e conservação foi atribuída ao Instituto de Investigação do Património Cultural. Este é um sitio isolado, localizado num pequeno aldeamento, com altos muros, la poderá ver as barracas, a prisão, as celas de isolamento, os espaços comuns extremamente pequenos, a e os locais de trabalho forçado.

A Rua Banana, foi a primeira rua de urbanização portuguesa nos trópicos. Nesta rua moravam os grandes proprietários de terras de Santiago e de Fogo. 

É uma rua  simples e muito pitoresca e com casas recuperadas, marcada pela originalidade de estar repleta de Bananeiras

AS casas são de arquitectura tradicional, com coberturas em colmo e paredes em alvenaria de pedra seca.

bottom of page